sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Arte Gótica

A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de catedrais. Apoiavam-se nos princípios de um forte simbolismo teológico, fruto do mais puro pensamento escolástico: as paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus, eles acreditavam que com a entrada da luz atráves das grandes janelas, também pudessem entrar o espírito de DEUS.
Não só a arquitetrura, mas as pinturas e as escuturas eram todas sobre temas religiosos, É muito interessante poder ver, como que o homem sempre teve essa necesidade de religar- se a DEUS.
A arte gótica trabalhou muito em cima deste príncípio, e através das esculturas feitas do lado de fora das catedrais, eles esculpiam acontecimentos bíblicos utilizando -se de pessoas da biblia, como podemos ver na imagem1 Melquisedeque, Abraão como seu filho Isaac e Móises com a tábuas dos mandamentos, a intenção eram passar a mensagenm de entendimento e meditação para os fiéis.
Nas pinturas eles sempre exaltavam aqueles que eram santos destacando as imagens das demais e também através de um arco em volta da cabeça como podemmos ver a imagem2.
A intenção da arte gótica era também passar sensações e sentimento para aqueles que vissem, como podemos analisar a imagem 3, eles tentam fazer com que nos sintamos tudo aquilo que as pessoas que estão sentindo, ao presenciar a morte da Virgem Maria, eles passam a sensação de dor, um olhar de intensa preocupação, no gesto tradicional de aflição e luto, e analizando esta imagem realmente conseguimos sentir o que o autor quer que sintamos.

quinta-feira, 3 de junho de 2010






A pop art era um movimento onde os artistas usavam figuras e ícones populares, e também produtos do capitalismo (como embalagens e propagandas) para expressar arte, fazendo assim uma crítica ao consumo de massa. Ela começou na Inglaterra na década de 1950, mas só passou a ser mais conhecido a partir de 196º.
A característica de arte trata-se de uma crítica irônica do bombardeamento da sociedade de massa pelos objetos de consumo. O que muitas vezes inspiravam os artistas eram os ídolos do cinema e da música e tudo aquilo que era consumido em excesso pela sociedade, fazendo com que a arte ficasse cada vez mais próxima das massas.
Após visitar a exposição do artista norte americano Andy Warhol Mr América, pude chegar a algumas reflexões em relação ao mundo da moda. Observei que o referido artista em determinado momento de sua carreira, utilizando de seu humor sarcástico, passou a realizar trabalhos com as embalagens das sopas Campebell’s que fora comercializada durante todo o século XX nos EUA, devido ao seu custo acessível. Em comparação com o mundo fashion atual, o autor nos fazer refletir e questionar sobre os limites da individualidade, onde ele mostra a semelhança das latas e a diferenciação dos produtos nos levando a pensar sobre forma, conteúdo, essência e aparência.
Fazendo uma analogia da moda com a Pop Art que se utilizava de imagens vinculadas nos meios de comunicação de massa, pode compreender - se que a arte e a moda andam lada o a lado como um meio de comunicação e transmitindo mensagens por quem as usa, ou porque as vêem. As roupas são utilizadas pela pessoa a fim de passar determinada mensagem, ou imagem, porém assim como a arte, é interpretada por quem a vê ou recebe de maneiras diferentes.
As roupas podem ser usadas para as pessoas serem incluídas ou excluídas da sociedade. As roupas mostram o seu exterior e não o seu interior, com certeza isto em relação à moda não é tão diferente, porque reflete o vazio que as pessoas têm em tentar mostrar ser algo que elas não são. E também como na onde o artista expressa seus sentimentos através de sua obras.